terça-feira, 13 de outubro de 2009

Como funcionam os Playoffs?


Peço licença ao Bruno, ao Renato e ao Hílton para um pequeno esclarecimento geral!

Muita gente amiga me pergunta como funcionam os Playoffs, e a maioria dos blogs de NFL e times da NFL que eu conheço já pressupõem que você, caro leitor internauta, manja pacas (como nós!) futebol americano. Por isso vou dar uma colher de chá prá quem está começando a acompanhar a NFL agora e torce a pouco tempo para o nosso NEW YORK GIANTS.

Na verdade não é difícil de entender.

A National Football League é dividida em duas Conferências: A American Football Conference e a National Football Conference.

Estas duas Conferências foram nos anos 60 duas Ligas rivais que se fundiram em 1970: AFL x NFL. Do primeiro confronto entre os Campeões das 2 Ligas nasceu o Superbowl, em 1967. Cada uma das 2 Conferências desde 2002 é dividida em 4 divisões de 4 franquias: Norte, Sul, Leste e Oeste.

Você vê na foto a composição de cada uma das Divisões.

Classificam-se para os Playoffs cada um dos Campeões de divisão, mais os 2 melhores da Conferência, independente de Divisão. Os jogos de playoffs são sempre dentro da própria conferência, e o Campeão da NFC (Troféu George Halas) disputa o Superbowl (Troféu Vince Lombardi) contra o Campeão da AFC (Troféu Lamar Hunt).

Portanto, você jamais verá um Superbowl Giants x Cowboys, verá no máximo na Final da NFC (a não ser que algum desses times mude de Conferência, o que é possível, mas isto já é outra história!)

Deu para pegar? Daí a importância de no momento o NEW YORK GIANTS liderar com folga a NFC East, que é historicamente a Divisão mais difícil de toda a NFL! O melhor time da Conferência dentro da temporada garante o mando de jogo nos playoffs, o que em caso de pós-temporada é uma tremenda vantagem!

(Dedicado a amiga Marina, de BH!)

4 comentários:

Renato B. Lazzarini disse...

Booooa!! Nem precisa pedir permissão né brother, a casa é sua!!

Bruno Salomão disse...

Booooa!! Nem precisa pedir permissão né brother, a casa é sua!! [2]

Marina R. disse...

Brigadinha! ;)

Bruno Salomão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.