quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Mudanças de planos após a eliminação

(clique acima para ampliar)

Houve uma tentativa dos GIANTS para manter alguns da velha guarda juntos, como uma recompensa por terem vencido o Super Bowl XLII. Mas, depois da desoladora e prematura eliminação no Giants Stadium, após a derrota de 23-11 para os Eagles nos playoffs, haverá mais do que uma ênfase por mudanças.

Pela primeira vez na história da franquia, os GIANTS se classificaram para a pós-temporada por quatro vezes consecutivas (somente os Colts conseguiram isso na NFL), e o técnico Tom Coughlin sustenta que “o núcleo está no lugar”, ecoando a opinião do GM Jerry Reese. Isso não impedirá Reese de fazer as diversas mudanças às quais se dispôs a promover, após a tentativa de repetir um titulo ter se tornado em uma abrupta eliminação na pós-temporada.

Ninguém está aguardando por Plaxico Burress que, ao contrário da retórica dos últimos dias, tem uma chance ínfima de voltar a vestir o uniforme dos GIANTS. Um receiver de qualidade é essencial, e draftar um não é o desejado. Rookies levam tempo, e os GIANTS precisam de um receiver agora. Existem vários alvos jovens no elenco, como Steve Smith, Domenik Hixon, Mario Manningham e Sinorice Moss, se este for chamado de volta. Nenhum deles é decisivo em jogos, e Hixon é o mais alto (com apenas 1,88m).

T.J. Houshmandzadeh, dos Bengals, é o receiver mais produtivo do mercado de free-agents (média de 98 recepções nas três últimas temporadas). Antonio Bryant teve um ano com média de 15 jardas por recepção, mas, se os Buccanneers não renovarem com ele, poderão colocar o franchise tag no jogador. Contratar Anquan Boldin seria um sonho, mas mesmo que ele queira mais dinheiro, é difícil acreditar que os Cardinals irão negociá-lo.

O filme baseado no próximo roster, poderia ser chamado de “Haverá Sangue”. Logo após o triunfo no Super Bowl, tinham mais sentimentos envolvidos do que o normal, com relação a veteranos como Sam Madison, R.W. McQuarters e até mesmo o herói David Tyree, mantidos por perto por terem feito parte da conquista do campeonato. Os GIANTS não foram longe desta vez, e a parte de baixo do elenco provavelmente será revista.

Dos 12 que se tornarão free agents, é bem possível que apenas um, Brandon Jacobs, retornará. Amani Toomer, após 13 temporadas, está nos seus últimos dias e, assim como aconteceu com Ike Hilliard antes dele (2004), sem dúvida terá que encerrar a carreira em outro lugar. Derrick Ward deverá receber dinheiro de titular em alguma outra equipe. O safety James Butler, titular nos dois últimos anos, tem agora Kenny Philips na sua sombra.

Fica clara a necessidade de um linebacker de impacto, porque no momento, os GIANTS não têm nenhum. Isso poderia levar Mathias Kiwanuka a uma nova mudança de posição. Kiwanuka é um dos 11 melhores defensores, mas será apenas o terceiro, assim que o outrora lesionado Osi Umenyiora retornar. Ele mostrou sinais de desenvolvimento como strong-side linebacker, antes de quebrar sua perna na metade da temporada de 2007.

O rodízio entre três defensive-ends (Umnyiora, Michael Strahan e Justin Tuck) foi um componente importante durante a surpreendente campanha nos playoffs e no Super Bowl passado. Isso diminuiu bastante neste ano. Kiwanuka, se não for colocado como linebacker, irá reforçar esse rodízio.

Isso aconteceu porque eu, Michael e Osi pudemos passar o ano inteiro pegando os quarterbacks no ano passado, já que estávamos sempre descansados para os quartos finais dos jogos”, disse Tuck. “Isso é importante, quando você pensa em jogar apenas 40 jogos aos invés de 70”.

A continuidade da comissão técnica será bastante alterada, se o coordenador defensivo, Steve Spagnuolo, sair do time. A diretoria adoraria mantê-lo, mas torná-lo um head coach em espera, não é possível. Coughlin estará em NY pelo menos até 2011, o que é muito tempo para se aguardar. Coughlin, além do mais, nunca disse que irá se aposentar depois disso.

É uma liga aonde o sucesso em um ano, não garante nada para o próximo. Os GIANTS estão sofrendo desta tendência, mas estão sofrendo porque os playoffs acabaram muito rápido para eles. Não sendo mais os campeões, é hora de começar a escalada para um novo campeonato.

Nenhum comentário: