quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A saída de Toomer


Amani Toomer esperava deixar os GIANTS por sua própria vontade, tendo assegurado que cada um dos 13 anos que dedicou à franquia, como recordista em recepções, não foram em vão. Seu desejo não se tornará realidade. Ele está de saída e não está feliz com isso.

Aos 34 anos de idade, Toomer será conhecido em poucos dias, oficialmente, como um ex-GIANT. Em seu primeiro comentário desde o a derrota que encerrou a temporada contra os Eagles, pelos playoffs, Amani, com o seu jeito calmo de sempre, expressou amargura sobre a sua saída forçada e extrema frustração sobre ter ficado de fora dos planos do ataque, justamente no momento em que acreditava que a equipe mais precisava dele. Um “esquema”, ele insiste, é a principal razão pela qual os GIANTS não estão se preparando para disputar o Super Bowl XLIII.

Nos últimos jogos, eu praticamente não fiz parte das jogadas ofensivas, e perdemos um grande percentual nessas partidas”, disse Toomer, nesta quarta-feira, enquanto ajudava a construir um playground, em East Tampa, num evento de patrocinador. “Não vão me dizer que participei de muitas jogadas nessa fase. O ‘esquema’ era que eles queriam ver o que os caras novos podiam fazer. Ele tentaram fazer isso no começo da temporada, mas eu estava jogando bem e me garantindo na disputa. Então, de repente, não me deixaram mais jogar como de costume, meio que puxando o tapete sob mim”.

Quando Plaxico Burress atirou em si mesmo e perdeu os últimos seis jogos, a impressão era que Toomer seria chamado para liderar as jogadas. Ele nunca foi sacado dos titulares, mas sua produtividade caiu bastante. O que se falou pelo lado dos GIANTS, foi que ele não conseguia mais abrir as jogadas ou correr do jeito que costumava fazer.

Toomer disse que não foi esse o caso. Ele terá uma chance de provar a si mesmo se terá condições com outra franquia, enquanto está prestes a se tornar um free-agent pela primeira vez. O receiver declarou que “sempre” estará aberto para retornar aos GIANTS. Então, rapidamente, emendou: “eu definitivamente acho que, na atual situação, não poderia voltar”.

No primeiro jogo sem Burress, Toomer recebeu 5 passes para 83 jardas e um touchdown, enquanto os GIANTS derrotavam os Redskins em Washington. Nos últimos cinco jogos, Toomer foi praticamente invisível: 11 recepções, 126 jardas e nenhum TD.

Segundo Toomer, essa mudança no esquema ficou clara assim que a temporada ia se aproximando do fim, mesmo que, lamentavelmente, tenha acontecido após a sua melhor partida na temporada. De acordo com ele, não adiantaria ter conversado sobre isso com a comissão técnica. “Eu sei após ter passado tanto tempo com o head coach (Tom Coughlin), como é o jeito dele. Você pode conversar com ele e fazer o que for, mas se ele tem algo em mente, é isso o que será feito”.

Amani disse que sentia em sua mente e coração, que a derrota para os Eagles nos playoffs não era nenhuma surpresa, porque percebia que a pegada não era a mesma do passado.

Agora, ele irá para o mercado de free-agents (que começará em 27 de fevereiro), convencido de que provará aos GIANTS que eles estavam errados. “Eles não achavam que Kurt Warner tinha muito a dar.....veja-o agora. Eles achavam que Kerry Collins não teria muito a dar.....veja-o agora. O mesmo para Ike Hilliard. Afinal, há outros times e tenho esperanças de ter outra chance de jogar. É duro não se emocionar, porque estive aqui por muito tempo. Mas tenho que entender, pois já vi acontecendo antes. Quando o relacionamento é bom, é bom. Quando não é, não é”.

Toomer desabafou: “Eu fui um GIANT por toda a minha carreira e acho que essa é uma grande organização, então, naturalmente, eu gostaria de encerrar minha carreira como um deles.....mas eu não quero encerrá-la agora. Então, se os GIANTS não têm mais interesse em que eu continue minha participação na franquia, eu procurarei novas oportunidades”.

A equipe de NY não comentou as declarações de Toomer.

Ficam nossos agradecimentos ao cara que vestiu a 81 por 13 anos, tornando-se o maior recebedor de passes da história do NEW YORK GIANTS.

Um comentário:

Henrique disse...

se tudo isso que ele disse for verdade, foi uma puta burrada dos Giants.. com certeza depois do Buress ele era nosso melhor WR....

eu acho que o Giants podiam renovar com ele nem que fosse para ele ser back up