quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Jets saem na frente para levar Spagnuolo

Steve Spagnuolo abriu mão da sua primeira oportunidade de se tornar coordenador técnico na NFL, ao recusar a proposta dos Redskins no final da última temporada. Desta vez, os GIANTS não esperam que ele deixe a oportunidade escapar novamente. Com três candidatos em potencial interessados em conversar com Spagnuolo nesta semana, algumas pessoas de dentro da franquia já estão trabalhando para suprir a perda do coordenador de defesa, que recuperou o setor nos campeões GIANTS. New York Jets, Detroit Lions e Cleveland Browns, todos eles solicitaram e receberam permissão para entrevistar o profissional de 49 anos de idade.

Spags será entrevistado pelos Jets no próximo sábado, e parece ser o candidato favorito a dirigir a “Gang Green” no próximo ano. As outras serão nesta quinta ou também no sábado, dias em que os Azuis não terão atividades técnicas. Trabalhar nos Jets poderia ser particularmente interessante para Spagnuolo, que cresceu em Massachussetts e cuja esposa é da Philadelphia. Desta forma, sua família conseguiria permanecer no Nordeste dos EUA, manter a casa de New Jersey, e ele não precisaria competir na mesma divisão de seus ex-chefes: Andy Reid, dos Eagles e Tom Coughlin, dos GIANTS. Competir contra esses dois caras, quatro vezes ao ano, parece ter sido a principal razão para Spags ter recusado o contrato proposto por Washington no ano passado, feito após o proprietário da franquia, Daniel Snyder, ter testemunhado a forma impressionante como Tom Brady e o ataque dos Patriots foram parados pela defesa dos GIANTS, no Super Bowl XLII. Na oportunidade, Spagnuolo chegou a ficar dois dias em Washington, no início de fevereiro, para negociar um contrato.

Óbvias são as razões que levam Jets, Browns e Lions a terem tanto interesse em entrevistá-lo. Ano passado, na sua primeira temporada como coordenador, depois de oito anos como assistente em Philadelphia, Spagnuolo levou os GIANTS da 25ª para a 7ª posição no ranking das defesas. A equipe ainda teve uma das posturas mais agressivas na liga, liderando em número de sacks, com 53 ao todo. Nesta temporada, mesmo perdendo cinco titulares de sua linha de defesa, incluindo Michael Strahn e Osi Umenyiora, os Azuis subiram para a quinta colocação entre todas as defesas, conseguindo, até agora, 42 sacks.

Se Spagnuolo sair, ainda não está completamente claro quem irá substituí-lo. Ano passado, acreditava-se que planejam promover o treinador dos linebackers, Bill Sheridan, e é possível que ele continue nos planos, novamente. Contudo, pode haver um outro forte candidato, Mike Nolan, recém demitido dos 49ers, e ex-coordenador de defesa dos GIANTS, com cuja organização ainda mantém ligações. De acordo com as regras da NFL, os times com interesse em entrevistar um novo coordenador técnico empregado em uma equipe que esteja nos playoffs, poderá fazê-lo na semana de folga do profissional, mas não poderá lhe oferecer um emprego, até que se encerre a sua participação na pós-temporada.

Nenhum comentário: