segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Derrota nos últimos instantes

O som da comemoração da torcida podia ser ouvido até no túnel que levava aos vestiários dos GIANTS, enquanto os jogadores caminhavam em silêncio após o fim da partida. Eles haviam acabado de chegar ao fim da temporada regular, com uma derrota por 20-19 para os Vikings, após um field goal de 50 jardas com o tempo regulamentar estourado, o que não agradou em nada aos líderes da NFC. "Você acha que estamos felizes após perder esse jogo? Claro que não! Estamos chateados. Mas já era. A temporada regular já era", declarou Antonio Pierce.

Ele está certo. Essa derrota não foi capaz de abalar os GIANTS e, após os jogadores terem ido para o chuveiro ao fim do jogo, foi como se toda a chateação tivesse ido embora ralo abaixo. A equipe jogou de acordo com o decretado por Tom Coughlin, jogando firme e visando a vitória, mas, ao mesmo tempo, com quatro titulares sequer vestindo uniforme e muitos outros, incluindo Eli Manning, sendo substituídos durante o segundo tempo.

Os Vikings tentavam desesperadamente chegar aos playoffs, e deram tudo pela vitória, mesmo que eles conseguissem vencer a NFC North se os Texans derrotassem os Bears (o que, de fato, aconteceu). Minnesota jogou como se toda a temporada estivesse sendo disputada apenas nesse domingo no Metrodome. Os GIANTS, com David Carr jogando o segundo tempo inteiro como quarterback, lideravam com o quarto field goal de John Carney no início do último quarto, mas os Vikings reagiram. Em um outro dia, esta teria sido uma derrota arrasadora. Mas não neste domingo. Mesmo com o fato de o time ter perdido três dos últimos quatro jogos, os Azuis (12-4) poderão jogar os playoffs no seu território. Eles saíram de jogo saudáveis, exceção ao tornozelo fraturado pelo cornerback reserva Sam Madison, e poderão descansar nesta semana, antes de iniciarem a preparação para a pós-temporada. O adversário da primeira rodada para os GIANTS sairá de um desses três times: Eagles, Falcons ou Cardinals.

Como esperado, os jogadores que não estavam em boas condições físicas (Brandon Jacobs, Aaron Ross, Kevin Boss e Barry Cofield), não jogaram. Derrick Ward, começando no lugar de Jacobs, precisava de 52 jardas para atingir a marca de 1.000 na temporada, juntando-se ao seu companheiro nessa condição tão exclusiva. Ward conseguiu a façanha na primeira carregada no segundo tempo, passando a integrar o seleto hall de quatro duplas de RBs do mesmo time na história da NFL, a superar as 1.000 jardas por jogador, na mesma temporada.

Os GIANTS correram bem com a bola (135 jardas), contra a melhor defesa da liga contra o jogo corrido, e contra Adrian Peterson, o líder da NFL em corridas. Peterson conseguiu 103 jardas, sendo 67 delas no segundo quarto, com direito a touchdown. Se você se preocupa com fatos alarmantes, a defesa de NY permitiu, pelo quarto jogo consecutivo, um TD com corrida de mais de 30 jardas. Coughlin não estava feliz com isso, ou com o fato de outra grande jogada, um passe de 54 jardas recebido por Bernard Berrian, ter ocorrido quando o cornerback rookie, Terrel Thomas, tropeçou e caiu próximo da linha de scrimmage, permitindo a Berrian correr livre.

Manning não estava especialmente afiado, e não levou os GIANTS à end zone no primeiro tempo, quando os Vikings lideravam por 10-9. Carr, conseguindo sua primeira atuação significativa na temporada (ele só tinha lançado um passe até então), mostrou desenvoltura, completando 8 de 11 passes, para 119 jardas, incluindo um passe de 23 jardas para o TD de Domenik Hixon, no terceiro quarto, para colocar os GIANTS à frente por 16-10. E uma interceptação na end zone feita pelo safety James Butler, ajudou o quarto FG convertido por John Carney, para fazer 19-10 para os Azuis.

Carney, entretanto, perdeu um field goal de 48 jardas com 3:17 para serem jogados. "Tinha que ter convertido aquele chute", lamentou o kicker. Longwell converteu o seu para os Vikings apenas alguns minutos depois, e aconteceu o que todos sabem. "Agora vamos descansar um pouco. Chegamos ao momento que justifica o porquê de jogarmos, o que nos deixa bastante excitados", disse o guard Chris Snee.

Nenhum comentário: